quinta-feira, 26 de abril de 2012

As contribuições da arte para a formação do aluno na educação infantil


Esta pesquisa intitulada "Arte-Educação: as contribuições da arte para a formação do aluno na Educação Infantil" têm como objetivo investigar a importância da Arte para o desenvolvimento do aluno na Educação Infantil. A palavra "arte" vem do latim Ars, que significa habilidade. A expressão educação através da arte, foi criada por Herbert Read em 1943 e, posteriormente, foi abreviada para: Arte-educação. Entende-se por arte toda a atividade que possibilita a manifestação da expressão artística. Na Educação, a Arte, na maioria das vezes, é vista como a disciplina na qual o aluno alivia as tensões decorrentes das outras aulas consideradas mais importantes. Na Educação Infantil não é diferente. A idéia de que as instituições que se dedicam a educação de crianças de 0 a 6 anos deveriam apenas cuidar da alimentação, higiene e segurança física, sem nenhum objetivo pedagógico, que esteve impregnada na fundação destas instituições, ainda permanece. Contudo, os avanços no campo da Psicologia Infantil bem como de teorias que respaldam a formação dos professores vêm comprovando a importância dos primeiros anos de vida das crianças para a sua estruturação cognitiva, física, afetiva e social e, consequentemente, de uma prática pedagógica que reconheça a importância da educação no desenvolvimento infantil. A Arte1, tanto na Educação Infantil quanto nas séries iniciais não deve ser vista como algo para formar artistas, mas como uma aliada para a educação.

Um comentário:

  1. Objetivando o crescimento e atualização da equipe de professoras do Instituto Educacional Ipê Amarelo e praticar o que há de mais atual na educação infantil, nos últimos meses estamos fazendo um curso de capacitação em Artes.

    ResponderExcluir